domingo, novembro 26, 2006

Coluna do Bentíva

James Surowieki escreveu um livro chamado ‘The wisdom of crowds’ que traduzido literalmente seria ‘A sabedoria das multidões’. A idéia do livro é bem simples: quando as pessoas trabalham em conjunto, sob condições adequadas, elas conseguem chegar a um resultado melhor do que se estivessem trabalhando sozinhas. Até aí, nada de novo. O ditado ‘a união faz a força’ explica esse conceito, não é de hoje.

O que é interessante sobre o livro é o argumento do autor. Surowieki acredita que grupos mais eficazes são aqueles com pessoas diferentes. Ele descreve uma experiência, realizada por cientistas sociais, que resumidamente seria assim: existem 3 grupos; um só de inteligentes, 1 só de burros e, por fim, 1 que mistura inteligentes e burros. Aos 3 grupos é solicitada a realização da mesma tarefa. No fim, é óbvio que o grupo de inteligentes supera o dos burros. Contudo, a surpresa é que o grupo misto obtém melhores resultados que o grupo dos inteligentes.

Esse é um exemplo muito bobinho e meio maniqueísta na minha opinião, mas me fez pensar certas coisas relacionadas à molecada. Não falo de burros e inteligentes, mas sim, de diferentes naturezas e experiências. Acho irado o fato do nosso grupo reunir pessoas completamente diversas, de geológo a professor de educação física, um na Espanha, outro em Londres, uns na serra outros no mar. Pra mim, essa cacofonia permite um amadurecimento recíproco.

2 exemplos:

O formidável João de Barro. A natureza não me presenteou com o dom do flerte como ela fez com esse rapaz. Quando eu era jovem, cada noitada ao lado dele era praticamente um workshop gratuito sobre como pegar mulher. É claro que ainda não tenho nem de perto a classe de um João, mas atualmente posso garantir que estou mais esperto.

O soturmo Corvo. Com seu caráter incorruptível, pra mim é sempre um alerta sobre o veneno do status quo. Gosto da coragem de saber ‘ligar o foda-se’ pro mundo quando isso é necessário. Uma atitude que me faz lembrar as irônicas palavras de Raul “Mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito e alguém pode querer me assassinar”. Fica esperto Balbi.

É isso aí, meus caros. Ótima a idéia de criar esse blog para nos aproximarmos. A molecada sempre se reinventa.

Fontes:

Independent individuals and Wise Crowds
James Surowieki (podcast)

Cowboy fora da lei
Raul Seixas

Obs.: Não esqueçam de apertar ‘F5’ sempre que acessarem esse blog. Ás vezes, o navegador não atualiza a página automaticamente.

6 Comments:

Blogger passarin said...

Grande coluna meu caro!!! Excelentes exemplos!

Murucututu

9:31 AM  
Blogger passarin said...

SENSACIONAL.....estou muito feliz com isso tudo...e passarada colorida!!!

Bom estava pensando uma formatacaum padraum para as colunas semanais com foto do colunista e tal...só para diferenciar do resto dos posts gerais.....hein?

Cana

10:39 AM  
Blogger passarin said...

Grande Bentíva,

é isso mesmo. Há muito tempo que eu digo que ninguém segura essa molecada... A versão alada, então, nem te conto...

Coruja Noturna

12:10 PM  
Blogger passarin said...

Excelente!
curió.

12:49 AM  
Blogger passarin said...

Nota C Bentiva...
C de ''celenteeeee'' hehehehe
ótimo, adorei!

Alba

9:52 AM  
Blogger passarin said...

Bentíva... sabe que nossos gostos se parecem, mas eu nunca fiz por mal. É o típico lema de que " uma andurinha só não faz verão". No nosso caso são verões, invernos, primaveras e outonos, muita risada, camaradagem tudo isso entre molhadas no biquinho...

Beijo e abraços...
João de barro

6:43 PM  

Postar um comentário

<< Home