terça-feira, novembro 28, 2006

Agradecimento



canarin



Que exercício bom esse de desenvolver algo para pássaros, seres tão genuinamente belos e especiais. Impressionante como sem (pre)intenção de escrever sobre qualquer coisa culta ou interessante, sempre acabo por devanear e parando num galhinho assim a olhar o horizonte descubro mil assuntos para conversar. As vezes me bloqueio talvez por falta de prática, como agora, mas encaro como um soluço ou uma pedra no caminho, que aliás torna-se muito mais claro com a presença de vocês. Cada um com seu universo formando uma entidade, um bando, ahh, que revoada...migrando por aí como mensageiros da amizade, do amor e da verdade. A VOZ DO PASSARIN é cultura! Basta procurar por qualquer enciclopédia sobre cultura...

"Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”
Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.

O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Entretanto fala-se também em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil."

É nosso dever propagar nossa cultura passarada. Uni-vos!

8 Comments:

Blogger passarin said...

É isso aí Cana! Cultura na mente da passarada é o que importa.

Bentíva

8:14 PM  
Blogger passarin said...

A diversidade de pensamento faz a cultura... nós estamos culturalmente ligados, mas do que nunca...

joão.

9:09 PM  
Blogger passarin said...

Este blog é o registro de nossa cultura "material"?
curió.

10:38 PM  
Blogger passarin said...

isso aí Curió(so)...Acredito q nesse viveiro como um casarão de chorinho, ou um templo em q nos encontramos para trocar experiências, símbolos, mitos, enfim cultura em toda sua forma.

Cana

4:30 AM  
Blogger passarin said...

Não faz pouco tempo, tive a intuição - que num primeiro momento me foi concedida por um breve momento, entre um sonho e um pesadelo - de que descacando tudo o que chegava ao meu juízo e desmistificando tudo o que eu achava que eu mesmo era ou podia ou queria ser, restaria o que mais me importava desde o que eu podia me lembrar sobre meu pensamento mais distante: a vontade de ter hoje mais cultura do que tinha ontem. Claro que depois me vi tentado a desmi(s)tificar também esta certeza... me declarei "radical", "pseudo-anarquista", "pseudo-uma porrada de coisa"... Amanhã eu não sei mas hoje e desde um ontem mais ou mesnos antigo, sou mais tranquilo para encarar a vida, tendo a certeza de que a aquisição, difusão e fomento do que chamamos cultura é a coisa mais bonita e prazerosa que conheço... Agora, quero saber o que é ou se existe uma "pseudo-cultura"... Venho investigando uma linha de resposta que não seja uma resposta nem acadêmica nem de boteco... Ufa, um boteco...

Coruja.

5:24 AM  
Blogger passarin said...

"pseudo-cultura"???
Creio que isso não exista, corujão!
Curió informa que está migrando de volta para seu bando.
curió

11:46 AM  
Blogger passarin said...

Acho que não exista uma pseudo-cultura, cultura está ligado a tudo não se adquiri. Pede-se, não se rouba. Cultura nos faz pássaros, é o que possibilitou a evolução, nada mais do que acúmulo de experiência. É o Ser Antropológico, exemplificado por Roberto da Matta. Não há como pedir a alguém que lhe passe cultura e nem muito menos usurpá-la... Adquiriu-se? Lógico, mas não por meio, assim chamados, óbvios como livros, filmes, palestras, artigos, etc. Está ligada na experiência individual de cada um e como ele a utiliza na sociedade. Renegá-la é renegar o que se é, é renegar a própria vida. Não há como fugir disso. Podemos selecionar o que queremos para frente, mas nunca esquecer o que passou.
Não sei se fui claro, ou se viajei demais, mais é que achei conveniente em dizer.

Murucututu

1:39 PM  
Blogger passarin said...

Ótimo Murucututu!
Assino em baixo! (literalmente)
curió.

4:30 PM  

Postar um comentário

<< Home